
S11D (ou projeto para salvaguardar pedras)
RaioVerde (Camila Fialho & José Viana)2014 -
Projeto artístico (ação, instalação, livro de artista, website, doação)
Ação
Entrada na Floresta Nacional de Carajás para coleta de 15 pedras com alta concentração de ferro da área 11 da Serra Sul.
Instalação
Pedras, estéril de ferro
300x300x50cm
2014
Livro de artista
46 páginas, 15x21cm
20 unidades (esgotado)
2015
Website
projetoparasalvaguardarpedras.tumblr.com
Doação
A última etapa do projeto ainda está em vias de se concretizar juntamente ao Sistema Integrado de Museus do Estado do Pará.

Com a carta de seleção do Salão Arte Pará em mãos, solicitamos ao ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a entrada na Floresta Nacional de Carajás, para retirada de um pequeno conjunto de pedras com alta concentração de ferro de áreas mapeadas para a mineração.
A ideia era transformar o conjunto de pedras em uma obra de arte através do referido salão, para, a seguir, salvaguardá-las em um acervo de arte contemporânea.
Após exibido ao público, entre os meses de setembro e dezembro de 2014, o pequeno conjunto foi doado ao acervo da Casa das 11 Janelas, aos cuidados da reserva técnica do Sistema Integrado de Museus do Estado do Pará.
A ação inscreve-se no contexto de implementação do S11D, um dos maiores projetos da indústria de mineração do mundo, situado no sudeste do Pará, entre os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas.

Salão Arte Pará 2014. Museu Histórico do Pará, Belém, PA, Brasil. Foto: José Viana
Exibições
2014. Salão Arte Pará. Curadoria de Paulo Herkenhoff e curadoria adjunta de Armando Queiroz. Museu Histórico do Pará, Belém, PA, Brasil.
2015. Registro do presente - a doação das pedras ao museu. Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Belém, PA, Brasil.
2017-2018. 2ª Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Caixa Cultural – Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba – Brasil.
2025. Solos: Territórios Interpenetráveis. Caixa Cultural – Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba – Brasil.






Livro de artista. 42 páginas, 15x21cm, 20 unidades, 2015.