trabalhos         exposições         projetos         filmes         colaborações         |         info         blog

Registro do presente - a doação das pedras ao museu



RaioVerde (Camila Fialho e José Viana)

2015

_

Instalação. Pedras de ferro, estéril, vidro. 800x300x100cm.

Publicação, 46 páginas.

Vídeo, 5', som, aparelho celular.

_

2015. Registro do Presente. Varanda do Museu Casa das Onze Janelas, Belém, PA, 2015.
Registro do presente (a doação das pedras ao museu)
por Camila Fialho


A convite de Armando Queiroz, a exposição Registro do Presente é pensada para celebrar a doação de S11D (ou projeto para salvaguardar pedras) para o acervo da Casa das Onze Janelas.

Sob o zelo da instituição museal, a instalação S11D assume nova roupagem, se expande por dentro de redomas de vidro, como em breves instantes cristalizados em vitrines de um tempo. Nestes pequenos mundos, vagas lembranças do solo de onde as pedras foram deslocadas, outras relações de proporção se estabelecem na harmonização das matérias – ferro, vidro e terra. O grande aperta-se entre camadas translúcidas, o pequeno respira o vazio do cubo da parte que sobra.

O livro de fotografias traz para a cena expositiva a memória visual do processo, em trajetos percorridos e palavras divagadas. Sem restrições proibitivas ou de acesso, uma pedra se oferece ao toque das mãos, à curiosidade dos dedos que podem perceber as sutilezas possíveis do ferro em estado bruto.

Nas escadas, entre o concreto das paredes e o metal dos degraus, ecoa o ruído de um trem que passa ininterruptamente e conduz, por entre trilhos, o minério brasileiro para além mar na direção de outros mercados.


Registro do presente. Varanda da Casa das Onze Janelas, Belém, PA, 2015. Foto: José Viana




/ fotografias








_

Fotografia  Vídeo  Instalação  Pintura  Escultura  Som  Performance  Todos