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Delírio em Rio Mar



2018

José Viana em colaboração com Camila Fialho e Felipe Mendonça


Videoinstalação em 5 canais simultâneos, 430 minutos.
Dimensões variáveis.

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Imagens
Camila Fialho e Felipe Mendonça

Realizado no âmbito da pesquisa Exílio do Tempo através do Prêmio Pesquisa e Experimentação Artística SEIVA 2018 - Fundação Cultural do Pará, e do Mestrado realizado no PPGArtes/UFPA.
Exibições

2018. Breu das Horas, exposição individual com curadoria de Camila Fialho, no X Colóquio de Fotografia e Imagem, Associação Fotoativa, Belém, PA, Brasil.

2019. Exílio do Tempo, exposição individual com curadoria de Pablo Mufarrej, na Galeria Ruy Meira - Casa das Artes, Belém, Pará, Brasil.

2019. Entre sueños, abismos y otras fronteras, exposição coletiva com curadoria de Camila Fialho e Irene Almeida, Centro de Fotografia de Montevideo, Uruguay.






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Frames do vídeo Delírio em Rio Mar
é como se flutuando na canoa à deriva no tempo
Rio Mar se imaginasse imensidão




Águas salobras separam Rio Mar do continente extremamente veloz. Águas densas e límpidas, ora de rio, ora de mar, nesse estuário onde as matérias se encontram. Águas que vêm de dentro, barrentas, floresta acumulada. Águas de mitologia própria, das Amazonas eles disseram. Andinas, nascidas no alto das montanhas, pingam as gotas de água, uma a uma, a gerar imensidão. Escorregam por entre curvas, ganham força, crescem as águas que vêm de tantas nascentes. De cores diferentes, as águas delineiam formas de serpente. Escondida sob as árvores, alimentadas pela terra, nutrem-se ao longo do extenso grande rio, banhado por todos os outros que nele desaguam. Águas esculpem pedras, formam igapós. Ora atormentadas, guardam em si o repouso dos olhos amantes. Em seu movimento incessante, dão de beber, de banhar e de lavar. Servem de caminho àqueles que desejam ir e vir de um lugar a outro. De vila em vila povos brincam e se alimentam do leito de seu rio. Morada de seres, águas de reza, benção e sabedorias inalcançáveis. O rio é uma entidade na forma de uma cobra, tudo nele, o rio, habita. As memórias estão. O sangue vermelho que a terra chupou – e ainda chupa – para que não seja de todo um desperdício. O sangue caboclo, do índio, da negra, o sangue da árvore, a seiva. Balas de canhão ainda ressoam pelo ar. A memória dos tiros implacáveis na cabeceira do rio. O sangue fugido, refugiado, capturado. Corpos absorvidos pela água misturam-se ao sangue do boi naufragado. Estórias contam que nesse rio cinco mil bois ainda se debatem. Afogados, alguns afundam e outros boiam pela correnteza, se misturam ao cheiro do minério. Homens do garimpo gotejam em busca do ouro lágrimas de esperança, mercúrio e suor. Misturam-se às gotas do óleo, pequenas e grandes embarcações, lágrimas que também caem daquelas que outrora eram as donas sem o precisar ser. O rio é muito maior que tudo isso. O rio também é isso. O rio está em disputa. Demarcado, fatiado, posto sob interesses invisíveis, confusos, complexos, e sobretudo, longínquos. Sob a ordem dos cálculos, grandes máquinas tentam dominá-lo, mudar o curso de suas águas, controlar sua força, domar suas vontades. O rio, que é uma entidade, resiste. Nele padecem todos que dele dependem. Aparentemente calmo, caudaloso e profundo, move-se rumo ao mar, mundo afora, em direção às tão sonhadas águas cristalinas, salgadas, não menos cheias de mistério. Águas que vêm de fora, as águas atlânticas, triangulares, também marcadas de cicatrizes, moventes no silêncio oceânico, buraco negro oposto ao sol. Mais espalhadas que as águas do rio, as águas do mar têm mitologias próprias, um verdadeiro livro de histórias. Morada de deuses, de Poseidon, o grego, de Netuno, o romano, águas do cuidado de Olokun, orixá iorubá pai e mãe de Yemanjá. Salve a rainha do mar. Nas águas se fazem as rotas marcadas pelas antigas navegações, águas habitadas de naufrágios, encontros e tensões apagadas, lágrimas também choraram neste oceano. Águas por onde os outros aqui chegaram ao supostamente renascerem, dando início à sua moderna idade. Águas por onde outros tantos foram trazidos em condições inimagináveis de um navio sem luz. Sementes também vieram sob o signo do tráfico, rotas históricas de vergonha demarcam linhas dolorosas no inconsciente. Oceano sem fundo, reflexo da imaginação, de transparências cuja luz não penetra completamente. Do fundo, onde talvez namorem Olokun e Poseidon, de onde se viu as caravelas outrora passarem, hoje veêm-se transoceânicos carregados saírem da boca do nomeado rio das Amazonas. De lá saem outros cinco mil bois, abarrotados de ferro, de cobre, de terra, de grão. No inverso sem lei, cargueiros também entram pela boca empacotados, manufaturados, a movimentar o continente extremamente veloz. E quem sempre jogou casca de manga no rio, não sabe o que fazer com plástico bolha. É aí, precisamente aí, nestas águas do rio que encontram as águas de mar, tensão incessante, onde surge o estuário. Entrada e saída entre floresta e mundo. Matérias sedimentam num acúmulo que vem desde as cabeceiras. Feita de massas, asas, pedaços, restos, rejeitos. Unguentos. A água é salobra, essa terceira água, que é água de encontro, campo de forças permanente. E no lugar desse encontro surge uma ilha. Rio Mar, um condensado de matérias e memórias. Sementes que germinam no movente, imaginação nos olhos postiços do palhaço. Aderem-se as sementes umas nas outras. Minério e mangue. Folhas, garrafas e sangue. Mitos, estórias e amores. Do fundo de uma manhã de pesca sem peixes. De barcos que resistem, no horizonte, navios gigantes passam sem parar, habitados de saudade. Germinadas as sementes absorvem em si a poesia do rio e do mar. A explosão se alimenta dessa água. Dádivas de estórias próprias, duração que perdura no emergir deste encontro.


Posso guardar uma palavra do fundo dos seus olhos, perguntou. Carrego comigo todos esses olhares. Levo-os em uma sacola invisível guardada no céu da boca. Tem um pouco de cada, têm olhos de bila, olhos de vidro, olhos de tique, olhos de fuga, olhos de fogo. Olhos da noite. Olhos revirados. Olhos descortinados, olhos revoltados, olhos inquisidores, olhos perambuladores. Olhos espaciais, olhos frenéticos, olhos cansados, olhos poéticos, olhos fonéticos, olhos dados, olhos perturbados. Olhos românticos, olhos mudos, olhos de plástico. Olhos de sombra, olhos de gozo. Olhos calados, olhos deitados. Olhos atentos, olhos carentes, olhos espertos, olhos profundos, olhos abjetos, olhos escrotos. Olhos de ontem, olhos de dúvida, olhos de chuva, olhos largados, olhos resssecados, olhos sedentos, olhos de sangue. Olhos de peixe, olhos de nada. Olhos.

Posso guardar uma palavra do fundo dos seus olhos, repetiu.









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